Esta reportagem multimídia é o trabalho de conclusão de curso de Júlia Mello e Pedro Camargo, estudantes de jornalismo da Fundação Cásper Líbero. Ela foi idealizada no final de 2014, realizada no ano de 2015 e, em novembro, publicada.

Julia Mello, 22

Pedro Camargo, 22

Agradecemos, primeiramente, a todas as pessoas trans que confiaram nesta reportagem e cederam seus depoimentos, contaram suas histórias e ofereceram suas visões. Daniela Andrade, Samuel Silva, João W. Nery, Rafa, Camila, Amara Moira, Lorenze, Luiza Coppieters, Laerte, Márcia Rocha, Paulo Bevilácqua e Luciano Palhano. Agradecemos também a Maria Lúcia Pereira e Marcelo Morais.

 

Não temos palavras para agradecer e descrever nossa admiração por Bianca Santana, nossa orientadora, sem a qual essa reportagem não seria possível. Obrigada por nos ajudar até nos momentos mais improváveis.

 

Um obrigada especial à Nathalia Levy e Jéssica Ferrara, que possibilitaram a conversa com Laerte - e também publicaram o vídeo em www.tinhaquesermulher.com.br - e à Mariana Moreira, que nos cedeu gentilmente a entrevista com Luiza Coppieters.

 

Agradecimentos eternos à Thais Lopes e Enzo Santos, da 432vídeo e à Ana Laura Pádua que gravaram, editaram, ensinaram e nos acompanharam durante toda essa trajetória. Agradecemos também aos nossos familiares, sem os quais as oportunidades de realizar este trabalho não teriam existido.

 

 

Dedicatória

 

Gostaríamos de dedicar esta reportagem a todas as pessoas trans que não sobreviveram para contar suas histórias. E também as que sobrevivem lutando. Dedicamos essa reportagem também à Samuel Silva, nosso primeiro entrevistado.